quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

:: CURIOSIDADE - O QUE ESTA ESCRITO DENTRO DO BRASÃO DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO ::


Quantas vezes você já viu este símbolo por nossa cidade e numca se deu conta do que esta escrito nele... acho que a resposta todos nos ja sabemos... justamente por este motivo os alunos Kayan (7ª D) e Milena da (6ª A) de nossa Escola fizerem uma pesquisa na internet e se deparam com a seguinte resposta:

A escrita esta em Latim: Non Dvcor Duco - Que significa: "Não sou conduzido, conduzo" - que demonstra qual é realmente papel de nossa cidade diante do cenário economico e geopolitico, e que também pode ser o lema de nossos alunos, pais e mestres.

"O símbolo é formado por um escudo com um braço empunhando a bandeira da cruz de cristo usada pelos navegantes portugueses simbolizando a cristã. Sobre ele, há uma coroa de cinco torres visíveis (sendo 8 no total), símbolo de uma capital de estado. As laterais são adornadas por ramos de café: o principal fator da economia paulista na época.
A divisa NON DUCOR DUCO quer dizer Não sou conduzido, conduzo, e valoriza a independência das ações desenvolvidas pela cidade e seu papel de liderança no estado e no país.
Criado em 1916, durante o governo municipal de Washington Luís, o concurso para escolha do brasão teve como vencedor o desenho de Guilherme de Almeida e José Wasth Rodrigues. Posteriormente, com algumas alterações solicitadas pela comissão julgadora, o brasão foi oficializado em 8 de março de 1917.[1]
O uso do brasão foi restabelecido pela Lei Municipal 3 671, de 9 de dezembro de 1947, após ter sido suspenso, assim como outros símbolos municipais e estaduais, pelo governo federal durante o Estado Novo. O descrição do brasão foi alterada pela primeira vez pela lei municipal 8 129, de 2 de outubro de 1974, que acrescentou à descrição oito torres em relação às quatro originais, assim como duas janelas.
O brasão da cidade de São Paulo, foi redesenhado e reestilizado para correção de uma falha em termos de leis internacionais de heráldica, a pedido do prefeito Jânio Quadros em 1986, e foi instituído em 6 de março de 1987. Desde então a definição dos símbolos não foi alterada, apenas as normas de seu uso foram complementadas por leis subsequentes. A lei atualmente em vigor que regulariza os símbolos municipais é a 14472 de 2007.
( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o_da_cidade_de_S%C3%A3o_Paulo )

Legal gostou desta curiosidade então fale a seus amigos.

Você tem uma curoisidade ou pergunta de alguma coisa mande para nós sua duvida pelo email figueiredosomosnos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário